quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil

Camaradas, falta menos de um mês para o início do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil. Entre os dias 01 e 07 de setembro, toda a sociedade brasileira terá a oportunidade de dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país, ou seja, se concorda ou não com o latifúndio.

Durante os dias 15 e 17 de julho, cerca de 100 representantes de entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais do campo e da cidade de todos os estados da federação, estiveram reunidos em Brasília para a II Plenária Nacional de Organização do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.

No encontro foram aprofundados estudos sobre a questão fundiária do país, em que os participantes expuseram a realidade de cada região brasileira. Além das análises, foram debatidas e planejadas ações de divulgação, organização e articulação da semana da coleta dos votos.

Os estados já estão organizados em comitês compostos por diferentes entidades e organizações. A partir dos comitês estaduais, estão sendo formados os comitês regionais, onde municípios das diferentes regiões também estão sendo inseridos no processo.

A população também é convidada a participar de um abaixo-assinado que já está circulando em todo país e que continuará após o Plebiscito. O objetivo desta coleta de assinaturas é entrar com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional para seja inserido um novo inciso no artigo 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.

Pelo direito à terra e à soberania alimentar: Vamos às urnas mostrar nosso poder popular!

Vamos à luta

A realização e o sucesso do plebiscito dependem única e exclusivamente da participação e do empenho de cada um, de cada entidade, organização e pastoral, uma vez que não existe nenhum apoio público e da mídia. Representa a força e a determinação de quem acredita em que algo pode ser feito para corrigir esta absurda concentração de terras que acaba por excluir milhões de famílias de terem seus direitos protegidos. 

Portanto,
•    Fale, comente e divulgue, também pela internet e redes sociais (orkut, twitter), o plebiscito para seus amigos, sua família e colegas de trabalho.
•    Integre-se aos comitês locais ou estaduais que vão organizar o Plebiscito.
Na Semana da Pátria, junto com o Grito dos Excluídos:
•    Intensifique a divulgação;
•    Ajude a organizar os locais de votação;
•    Participe de alguma mesa de votação;
•    VOTE;
•    Assine o abaixo-assinado que será levado ao Congresso Nacional para que seja votada uma emenda constitucional que determine um limite ao tamanho das propriedades.


O Brasil é o segundo maior concentrador de terras do mundo. Uma desigualdade histórica, que se expressa no fato de as unidades de produção com menos de dez hectares ocuparem somente 2,36% de área do território nacional, mesmo sendo a imensa maioria numérica.
Companheiros a hora de fazer a diferença é agora.

Quem quiser mais informações, aqui vai o link: http://www.limitedaterra.org.br

Para quem tiver interesse em assinar o abaixo assinado on-line: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6322

E se caso não queiram colocar dados na internet, o pessoal aqui de Santiago, pode entrar em contato comigo, que eu estou passando um abaixo assinado também.

Queremos mudança, e não podemos esperar!!




Uma ótima quarta-feira!


Da-lhe Colorado, sorte para nós!


“Hasta la victoria siempre”

2 comentários:

  1. Caro Camarada, gostaria de indicar-lhe o livro "Revolução dos bichos" de George Orwell.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela indicação, irei ler assim que puder!

    Abraço Camarada

    ResponderExcluir