sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Estado de alerta com o clima e seus efeitos!

Amigos leitores, desde já peço desculpas por não ter postado quarta-feira, foi por motivo de força maior.



Hoje eu vou falar de um assunto que vem preocupando o país, e até mesmo o mundo, mas vou abordar especificamente o Brasil.

O tempo seco, juntamente com as queimadas, vem trazendo grandes problemas a todos, até mesmo aqui em Santiago foi possível notar. Essa semana, a lua estava vermelha, e segundo especialistas, isso é efeito das queimadas.

Há uma massa de ar seco estacionada na região central do país, que colocou a cidade de Cuiabá (MT) em estado de emergência. Era por volta das 15h de ontem, quando a temperatura chegava a 40ºC e a umidade relativa do ar caiu para 11%, índice igual ao do deserto do Saara (10% a 15%).

Em São Paulo, o nível de umidade chegou a 14% no horário. Já no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte (MG) e em Campo Grande (MS), o índice era de 15%. As quatro capitais estão em situação de alerta.

Índices de umidade inferiores a 30% caracterizam estado de atenção, entre 20% a 12% estado de alerta, e abaixo de 12%, estado de alerta máximo de acordo com a OMM (Organização Mundial de Meteorologia).

Segundo meteorologistas, a falta de chuvas é causada pela massa de ar seco que se estabeleceu na região central do país, principalmente a partir da segunda quinzena de julho, e veio ganhando força.

A previsão é de que uma frente fria chegue até a costa da região Sul do país, principalmente no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Mas a massa de ar frio deve se dissipar para o oceano Atlântico antes de chegar até as áreas mais afetadas pelo tempo seco.

O clima mantendo-se dessa maneira, aumenta as chances de desidratação, transmissão de doenças respiratórias, ocorrências de dores de cabeça e irritação em olhos, garganta, pele e nariz. A OMS também está orientando a população para que evite aglomerações em lugares fechados e a prática de exercícios físicos no estado de alerta.

Como podemos ver, o problema é sério. E é bem provável que possua alguma relação com o aquecimento global, com desmatamentos, queimadas e coisas relacionadas a isso.

Precisamos nos informar mais quanto a essas questões. Estão terminando com a natureza e com isso, estão acabando com nós mesmos.

É necessário nos reeducarmos ecologicamente, buscar soluções para o que vem acontecendo e evitar males ainda maior.

Vamos preservar a natureza, para preservar a raça humana!


Um ótimo fim de semana a todos!


“Hasta la victoria siempre”

Nenhum comentário:

Postar um comentário