segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Chacina da Candelária

Neste domingo, 15 de agosto, dezenas de jovens braçaram a igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. O ato lembra os 17 anos da chacina da Candelária.

Acredito que a maioria das pessoas lembra ou já leram sobre esse fato trágico ocorrido em 23 de julho de 1993, onde seis menores e dois sem-teto foram assassinados por policiais militares.

Mas o pior, é que tudo isso não trouxe mudança alguma. Apenas três policiais foram punidos e muitas cenas parecidas com essa continuam acontecendo.

Continuamos com um elevado número de menores abandonados nas ruas, não foi tomada nenhuma atitude quanto a isso. Para muitas crianças, não é dada a mínima condição de estudo ou de conseguir um emprego. O país é de um descaso assombroso neste aspecto.

A desigualdade aumenta cada dia mais, e em consequência disso, aumenta os moradores de rua e o número de pessoas vivendo em uma miséria absoluta.

E quanto a policia, sabemos que ela continua no mesmo ritmo, corruptível, abusiva e despreparada.

O próprio filme “Tropa de elite” demonstra como a policia age em determinadas situações, se colocando acima da lei. Ela demonstra uma verdadeira cópia da policia norte-americana que é conhecida pelo grande abuso de autoridade e uso excessivo da força.

São necessárias muitas mudanças em nosso país, e para isso, não podemos esquecer de fatos como esses. Uma mente em evolução, não pode esquecer fatos que marcam negativamente, pois é a partir deles que se começa a mudar.

É essa consciência que está faltando para os nossos cidadãos. Exemplo disso é a ditadura militar, que muitas pessoas esqueceram e que mal é explicado no colégio, tanto é, que até hoje ainda não foram abertos os arquivos da ditadura, assunto que eu pretendo abordar futuramente aqui no blog.

É isso ai pessoal, não podemos fazer de conta que isso não aconteceu, precisamos de uma maneira para que isso não se repita.




Uma ótima semana!


“Hasta la victoria siempre”

2 comentários:

  1. Olá. Li seu texto e gostei do que disse nele. Também não vejo porque a Chacina da Candelária deva ser esquecida por nós. Sinto uma indignação profunda quando lembro que pouca coisa foi feita para punir os culpados. Sinto mais indignação em constatar a lógica do poder: pune-se o mais fraco. Como você lembrou, apenas três policiais foram punidos. E o mandantes? E os burgueses mesquinhos que estão por trás de tudo isso? Continuam podres e avarentos em suas salas impecavelmente mobiliadas com um crucifixo na parede.

    Entretando só quero fazer uma ressalva. Procure não generalizar ao dizer que a polícia continua corruptível e abusiva, afinal o seu blog, como o nome diz, trata de juíso de fato, não juíso de valores (lembre-se que até filmes como Tropa de Elite não são de todo fieis à realidade). E generalizações são perigosas, você deve saber disso. Eu, por exemplo, poderia dizer que bacharéis em Direito são corruptíveis e só se importam com o prestígio e o dinheiro da profissão, mas eu estaria mentindo, certo? Eu estaria sendo no mínimo simplista e alienado.

    Afora isso, vocês estão de parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Faltou nesse texto a parte em que eu digo sempre que procuro não generalizar, se olhar nos meus outros textos, isso estará esclarecido!

    Como já disse antes aqui, tem políciais que eu conheço, que são muito honestos e educados inclusive. Mas infelizmente, são uma pequena parte.

    Peço desculpa por esse fato, eis que prezo pelo seguinte ditado "toda generalização é burra".

    Obrigado por acompanhar e comentar no blog, temporada 2011 está começando e espero contar com os teus comentários de grande valor.

    Um grande abraço!

    "Hasta la victoria siempre"

    ResponderExcluir