segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Após 4 anos, Fidel faz discurso na Assembléia Nacional

O Império Yankee tentou dar ele como morto, torceu para isso. Chegou ao ponto absurdo de, durante reportagens de uma TV americana, ao falarem da enfermidade de Fidel Castro, ser possível ouvir ao fundo algo parecido com uma marcha fúnebre, mas não vai ser fácil assim.

Após quatro anos, Fidel Castro volta a discursar na Assembléia Nacional, o Parlamento de Cuba, com o seu tradicional uniforme verde oliva. Com aparência saudável e vivaz, chegou acenando e sorrindo para a multidão que o aplaudia, aos gritos de “Fidel, Fidel, Fidel” e “Vida longa a Fidel”.

Fidel, que completa 84 anos na próxima semana, fez um apelo ao presidente americano, Barack Obama, para que evitasse uma guerra nuclear, em um discurso que marcou a sua primeira manifestação oficial pública desde a cirurgia feita há quatro anos.

Ele que é conhecido por seus longos discursos, desta vez falou por pouco mais de 10 minutos, e após ficou por mais de uma hora respondendo a perguntas sobre relações externas feitas pelos parlamentares.

Em seu discurso, Fidel afirmou que os Estados Unidos planejam atacar o Irã e a Coréia do Norte, estando o mundo à beira da destruição nuclear. Ele fez um apelo ao presidente americano, dizendo que ele é capaz de impedir isso.

“Se a guerra eclodir, a atual ordem social vai desaparecer de repente, e o preço disso será infinitamente maior”, disse Fidel Castro.

Quando questionado sobre a possibilidade de Obama iniciar uma guerra nuclear, ele respondeu: “Não, não se nós o convencermos a não fazer isso”.

Após o discurso, os parlamentares também falaram, de forma entusiasmada, sobre a recuperação e a aparência saudável do comandante.

Nos últimos meses Fidel apareceu algumas aparições públicas, inclusive apresentando o seu livro, que não vejo à hora de poder ler, “A Vitória estratégica”. Possuindo 800 páginas, nas quais ele faz um balanço de sua infância e juventude, que o levaram a se tornar um revolucionário, e relata com detalhes suas ações na guerrilha ao derrotar o governo do ex-ditador Fulgêncio Batista.

Quem acompanha as Reflexões de Fidel, no jornal Granma, sabe que já faz algum tempo que ele vem falando sobre esse assunto, inclusive com certa preocupação. Os Estados Unidos sabem dos riscos que uma guerra como essa pode trazer ao mundo, mas como sempre, eles não parecem muito preocupados com isso.

Foi um grande orgulho ver novamente o Comandante Fidel discursando, e esbanjando saúde. Ele tem muito a dar ao mundo ainda, com sua grande inteligência e preocupação social.

Aqui vai o link do jornal Granma online, para quem não conhece e tiver interesse: http://www.granma.cu/portugues/index.html

 Viva Fidel! Viva Cuba! Viva ao Socialismo!

E queridos americanos, vocês ainda terão que esperar muito para ver o nosso Comandante como gostariam.

Uma ótima semana a todos!


“Hasta la victoria siempre”

2 comentários:

  1. Fidel Castro vive!
    O socialismo cubano idem...
    Parabéns pelo post!
    O livro é leitura obrigatório para todos os "humanistas"!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sturt!

    Não vejo a hora de ler o livro, com certeza deve ser sensacional.

    Abraço

    ResponderExcluir