quarta-feira, 4 de agosto de 2010

El Che - O Revolucionário

No meu último texto, terminei falando da primeira investida, do agora revolucionário, Ernesto Guevara em Cuba, onde apenas 12 homens sobreviveram.

Na sequência dos fatos, eles se colocaram nas montanhas de Sierra Maestra, de onde começaram a vitoriosa Revolução Cubana. Che se tornou comandante de um das frontes, e logo a guerrilha ganhou força, aumentando o armamento, angariando apoio popular e recrutando muitos camponeses, intelectuais e trabalhadores. Guevara já mostrava a sua liderança e a facilidade de contato com o povo.

Em janeiro de 1959 o povo cubano venceu a luta contra o governo de Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos, que se exilou em São Domingos. A partir daí, a ilha começou a viver em um regime mais igual, um regime socialista.

Com o novo governo, Che tornou-se um dos principais dirigentes da nova Cuba, assumindo os papéis de Embaixador, Presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria.

Em 1961, Che Guevara esteve no Brasil, e foi condecorado pelo então presidente, Jânio Quadros, com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Dia 17 de abril desse mesmo ano, aconteceu a invasão da Baía dos Porcos, operação planejada pela CIA, autorizada pelo presidente John Kennedy, mas que não obteve sucesso.

Che tinha facilidade para discursar, e um dos seus discursos mais conhecidos foi quando ele representou Cuba nas Nações Unidas em 1964. No ano de 1965, Fidel anunciou que Ernesto Che Guevara deixaria a ilha para lutar contra o imperialismo.

Primeiramente, ele partiu para o Congo, na África, atuando com o codinome Tatu. Devido ao fato de não conhecer a região, os costumes, crenças e relações dos seus habitantes, juntamente com o fato de a maioria dos rebeldes congolenses se venderem ao governo com grande facilidade, essa tentativa tornou-se uma grande frustração.

É ai que Che parte para a Bolívia, buscando a unificação dos países da América Latina, e assim chegar até a Argentina. Nem Che, nem nenhum de seus companheiros falavam a língua indígena local, isso acabou dificultando o contato com os poucos camponeses que moravam na região.

No dia 8 de outubro de 1967, Che Guevara é cercado e capturado por soldados bolivianos, com apoio do governo americano. No dia seguinte, foi executado pelo soldado boliviano Mário Terán, na aldeia de La Higuera.

Seus restos mortais só foram encontrados em 1997, na cidade de Vallegrande, de onde foram transferidos para Cuba, sendo enterrado com honras de Chefe de Estado.

Camaradas, sexta-feira tem a última parte desse pequeno resumo sobre quem foi esse grande homem chamado Ernesto Guevara de La Serna.

*Na foto, retirada do livro "Che Guevara - Uma Biografia" de Jon Lee Anderson, Che aparece trabalhando no cais de Havana. Ele normalmente trabalhava de 18 a 20 horas por dia, seis dias por semana. E nas manhãs de domingo fazia "trabalho voluntário", prática adotada para dar seu exemplo pessoal de dedicação e sacrifício comunista.


Uma ótima quarta-feira!


“Hasta la victoria siempre”

Nenhum comentário:

Postar um comentário