sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Che Guevara

Amigos leitores, peço desculpas pelo atraso para postar hoje, é que como bom colorado, acabei me envolvendo com o jogo da libertadores ontem.
 
Ernesto Che Guevara foi um homem que sonhou com um mundo melhor, mas foi além desse sonho, ele busco isso, ele lutou e morreu por essa causa. Ele não é nenhum Deus como muitos tentam passar, errou como todas as pessoas erram, mas buscava um único objetivo, um homem novo.
 
Esse homem novo tão falado por Guevara, seria mais solidário, se importaria com a causa alheia, esqueceria o egoísmo que é o capitalismo, e viveria em uma sociedade mais igual, buscando o melhor para todos.
 
Ernesto se dou de corpo e alma à revolução, ele acreditava fielmente em seus ideais. Ele se sensibilizava com o sofrimento dos povos oprimidos, como ele mesmo dizia: “Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”.
 
Hoje, CHE GUEVARA é o simbolo dos movimentos sociais. Onde há protestos, cobranças e revoltas populares, lá está o rosto dele em bandeiras, cartazes ou camisetas. Ele é um herói para os povos, um exemplo a ser seguido pelos jovens revolucionários, que não se vergam diante dos opressores, da mídia suja e do capitalismo.
 
Guevara também é lembrado como um simbolo de resistência, temos como exemplo algumas torcidas de futebol, no Brasil e no Mundo, que usam a imagem dele como simbolo. Cito aqui a torcida organizada do Inter, Camisa 12, que a alguns anos possui uma grande faixa no Beira-rio, onde tem o rosto do CHE e a seguinte frase: “Somos a resistência”.
 
O Estados Unidos, a Globo e a Veja, entre outros, tentam denegrir a imagem de El Che, pois eles tem medo de que o espirito dele se espalhe pelo mundo e com isso as pessoas se dêem conta da verdade que se encontra por trás do capitalismo, onde o dinheiro vale mais que a vida de uma pessoa.
 
Li esses dias, o depoimento de uma pessoa, que dizia ter lido uma Veja sobre o Che, onde ele era chamada de assassino e todas as mentiras mais que essa revista adora inventar. Essa pessoa teria ficado horrorizada com a reportagem, pois não conhecia a verdadeira história, então resolveu buscar mais fontes, fazer pesquisas sobre ele. Após essas pesquisas Che se tornou um grande herói para ela.
 
É aquilo que eu sempre falo aqui, não se deixem iludir por certas informação, nunca aceite uma informação como verdade, sem antes descobrir um pouco mais sobre ela. É preciso mostrar para essa mídia tendenciosa que temos aqui no Brasil, que nós não compramos as mentiras que ela tenta nos fazer engolir como verdades absolutas.
 
Sejamos como Che, vamos lutar pelos nossos objetivos, sempre buscando o melhor para a coletividade. Vamos buscar um mundo mais igual, onde não será preciso se deparar com cenas de pessoas vivendo em situações miseráveis e humilhantes, enquanto outras pessoas gastam milhões com um cachorro.
 
Posso ser um sonhador, assim como foi Guevara, mas eu ainda acredito que podemos mudar o mundo, e é esse sentimento que me faz continuar essa luta. Espero que quando eu já estiver com uma certa idade, eu possa olhar para meus filhos e até para meus netos, e contar para eles que eu não desisti, eu lutei para melhorar esse mundo, eu fiz a minha parte.
 
Pode parecer difícil, mas se cada um fizer a sua parte, não se calando perante as injustiças, não aceitando discriminações e desigualdades, cobrando os políticos e não aceitando a repressão imposta pelos governos e pela mídia, nós podemos chegar lá. E ai então poderemos viver um novo mundo, com igualdade e justiça, e até mesmo, quem sabe, com o homem novo.
 
Obrigado a todos os leitores que acompanharam essa semana e aos que vem acompanhando o blog desde o início.


Um grande abraço e um ótimo fim de semana!


 
“Hasta la victoria siempre”

Um comentário:

  1. Gosto muito de ler esse tipo de texto na internet que retrata quem realmente foi Che Guevara. Viva "San Ernesto de La Higuera".
    Abraços!!

    Rodrigo Faccin

    ResponderExcluir