sábado, 31 de julho de 2010

Indicação de livro: Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado.


Hoje trago uma excelente indicação para você, caro amigo leitor. Trata-se do livro Mentes perigosas - O psicopata mora ao lado, de Ana Beatriz Barbosa Silva. Não hesito em dizer que este é um dos melhores livros que já li nos últimos tempos, pelo fato de abordar um tema que todos nós devemos saber um pouco. A obra discorre sobre as pessoas as quais a autora define como psicopatas. Para não estragar a surpresa da leitura, não vou trazer aqui as informações que são veiculadas pela autora, mas sim, expor o que é abordado por ela em cada capítulo do livro. Vejamos:


Capítulo 1 - Razão e sensibilidade - Um sentido chamado consciência: De uma forma bastante clara, a autora traz a definição de consciência, onde distingue o "estar consciente" do "ser consciente" e por fim, explica o que é a consciência genuína.

Capítulo 2 - Os psicopatas - Frios e sem consciência: Após definir o que é consciência, a autora começa a tratar daqueles que não possuem ela, os psicopatas. Neste capítulo, ela alega que as pessoas de bem tem de se acostumar e pelo fato de eles, infelizmente, existirem. No fim, faz um apelo para que analisemos minuciosamente as pessoas que estão próximas de nós.

Capítulo 3 - Pessoas no mínimo suspeitas: aqui a autora traz casos verídicos que nos mostram o quanto as reiteradas atitudes "estranhas" podem dar indícios da psicopatia e o principal, pede para que todos nós saibamos em quem confiar.

Capítulo 4 - Psicopatas - Uma visão mais detalhada (Parte 1): em uma parte mais técnica, mas mesmo assim, de fácil compreensão, Ana Beatriz, mostra algumas das "características" do psicopata como a superficialidade e a eloquência, o egocentrismo e a megalomania, a ausência de sentimento de culpa, a ausência de empatia, as mentiras, trapaças e manipulações e por fim, a falta de emoção. Com os diversos relatos de casos verídicos usados, o entendimento é amplo.

Capítulo 5 - Psicopatas - Uma visão mais detalhada (Parte 2): aqui, os casos abordados concernem à impulsividade, o autocontrole deficiente, a necessidade de excitação, a falta de responsabilidade, os problemas comportamentais precoces e o comportamento transgressor no adulto. 

Capítulo 6 - Os psicopatas no Mundo profissional: a ação dos psicopatas nas organizações empresariais é o foco neste capítulo. Algumas dicas para que possamos identificar estes transgressores de regras sociais. Outrossim, é explanada a psicopatia nas diversas profissões com a contundente frase: "os psicopatas não vão ao trabalho, vão à caça". 

Capítulo 7 - Foi manchete nos Jornais: com a ressalva de que em nenhum momento afirma que as pessoas descritas no presente capítulo são psicopatas de fato, a autora traz casos recentemente veiculados na mídia como os de: Suzane von Richthofen (jovem que arquitetou a morte de seus pais), Guilherme de Pádua (ator que matou a filha da escritora e atriz Glória Perez), entre outros. Para mim, um dos melhores capítulos do livro. 

Capítulo 8 - Psicopatas perigosos demais: trata dos psicopatas mais perigosos, que são aqueles que não apresentam motivações aparentes, não se arrependem do que fizeram jamais e relatam o acontecido como se fosse algo comum. Aqui, a autora relembra as histórias de Francisco de Assis Pereira, de alcunha "maníaco do parque" e também de Maria da Penha Maia, que deu origem à Lei da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher.  

Capítulo 9 - Menores perigosos demais: capítulo que expõe que as crianças que deveriam estar brincando ou folheando livros nas escolas, estão traficando drogas, empunhando armas e apertando gatilhos sem qualquer vestígio de piedade. Apesar de ser uma realidade dura, isto existe. Como em toda a obra, casos verídicos são relatados e aqui, também, discute-se a questão da idade penal e da idade biológica. 

Capítulo 10 - De onde vem tudo isso?: neste capítulo, a autora dá o parecer dela quanto aos elementos causais da psicopatia. 

Capítulo 11 - O que podemos fazer?: Aqui, a psicóloga Ana Beatriz diz o que é o melhor a ser feito, na concepção dela. A resposta, é curiosa. Descubra você ao ler este capítulo. Também são dadas dicas de posturas a serem adotadas para que os filhos não tenham características de psicopatia e quais são as mais corriqueiras que devem ser evitadas.

Capítulo 12 - Manual de sobrevivência: neste capítulo a autora dá dicas gerais de como devemos lidar com os psicopatas. Ao todo, 13 importantíssimas dicas são expostas por Ana Beatriz. 

Capítulo 13 - Alguma coisa está fora da ordem: No último capítulo do livro, a autora mostra quais são os desafios dos nossos tempos para lutar contra a psicopatia e por um mundo repleto de pessoas boas.

Não perca tempo. Viaje com os mistérios desta excelente obra. Não tenha dúvidas de que será uma profícua leitura. 

Desejo a todos um ótimo restante de final de semana e para àqueles que retornam às aulas na segunda-feira (assim como nós), que tenham um ótimo retorno.

Até terça-feira!

Um comentário:

  1. Valeu pela dica e segunda estamos de volta ao batente!
    Abraços!
    http://convencao2009.blogspot.com/2010/08/selo-de-ouro.html
    Sturt

    ResponderExcluir