Ao final da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, todos respiram informações de forma diuturna acerca da Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Todas as atenções do Mundo se voltarão para o nosso país até a entrega da taça ao futuro vencedor. Até aí, tudo parece muito lindo.
Todavia, sempre fico me questionando, embora tenha plena convicção da resposta: “Será que a realização de uma Copa do Mundo e, posteriormente, de uma Olimpíada, é motivo de orgulho para nós brasileiros?”.
Em que pese o fato da aceitação de opiniões divergentes, não consigo acreditar que alguém, senão àqueles "mentores de tudo isto", sintam-se orgulhosos com a realização destes dois eventos. Lembro como se fosse ontem, onde no "Twitter" e no "MSN", vi muita gente postando mensagens de incentivo ao Brasil no dia em que sairia o anúncio do País sede das Olimpíadas de 2016. Não conseguia acreditar naquilo em que eu estava vendo. Não acreditava que estas pessoas tinham - efetivamente - orgulho de ver que Copa do Mundo e Olimpíadas são as prioridades do nosso país.
Cada vez que assisto ao noticiário, leio jornais e vejo os exorbitantes investimentos que serão feitos para a realização destes eventos, fico entristecido à beça e, acredito veementemente, que este é o pior erro da nossa nação nos últimos tempos.
Enquanto o governo se preocupa com a estrutura da Copa, os presídios estão superlotados, a saúde pública é um caos, o Ensino amarga a 88° colocação no Mundo, a segurança é ineficiente e carente de recursos, e por aí vai, mas a preocupação, segue sendo a Copa do Mundo.
Todos as atenção são voltadas à Copa e após, às Olimpíadas, sendo que as necessidades, verdadeiramente vitais, são deixadas de lado.
Agora pasmem, leitores: quando questionamos sobre o ensino, sobre a saúde, sobre saneamento básico, temos de ver ou ouvir incríveis justificativas que dizem respeito à falta de fundos para investimentos.
Então eu pergunto: Qual a proveniência dos fundos que serão investidos na realização da Copa e das Olimpíadas? Não seria melhor partilhar entre os realmente necessários e que se tratam de uma vergonha para o nosso país? Infelizmente, para os nossos governantes, a resposta é não.
É preferível construir estádios a presídios e escolas? O que o forte investimento em estádios vai trazer de vantagem para nós? Vai melhorar o nosso ensino!? Os presos que não tem vagas irão para lá? Serão realizados atendimentos médicos ao público neles? É, parece-nos que não. Mas então, para que vai servir? Só eles sabem.
Para encerrar, quero deixar uma frase que me deixa bastante chateado e que, infelizmente, condiz com a nossa realidade: “Quando o Brasil ficou entre os 8 melhores do Mundo na Copa, o povo inteiro chorou, mas quando vê o país na 88ª posição no Ensino, sequer comenta". Isso é Brasil, e o pior, o povo aplaude de pé a realização de Copas e Olimpíadas.
Uma ótima sexta-feira a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário