domingo, 5 de setembro de 2010

Sátira nas eleições e a falta de credibilidade na Política

Já está virando rotina. Todo o ano de eleição, pelo menos uma surpresa. Ainda que existam políticos sérios e que desejam fazer política de uma forma altruísta, visando o bem do serviço público e da coletividade, estes, não são unanimidade. Ao acompanhar o horário eleitoral gratuito, sentimos vergonha, desânimo ou qualquer outro sinônimo que represente pessimismo e ilustre a atual situação política do país. Mas muita calma, apesar de existir esta linha de esculacho com a política nacional, não podemos generalizar.

Este ano, o humorista Tiririca é candidato a Deputado Federal. Antes que me interpretem mal, já aviso de antemão: não estou dizendo que pelo simples fato de ele ser humorista, esteja absolutamente impossibilidade de concorrer a um cargo político. Não! Entretanto, basta analisarmos os slogans dele para tirarmos a conclusão de qual é o objetivo dele ao concorrer.

Seus dois principais slogans são: “vote Tiririca, pior que tá, não fica” e “se a política é uma palhaçada, vote em um palhaço”. Trata-se de uma sátira para com a política brasileira. O pior não é isso. O pior é que, infelizmente, não está descartada a possibilidade de ele se eleger, assim como muitos outros que entraram com este intuito já conseguiram esta proeza. Grande parte dos eleitores brasileiros já não acreditam mais em política, já desistiram de tentar. Eis que surgem os votos nulos, em branco ou nestes candidatos descomprometidos. O próprio Tiririca, em sua propaganda eleitoral alega: “Não sei o que é um Deputado Federal e tampouco o que ele faz, mas votem em mim que quando eu me eleger, eu conto”.

Como se não bastasse o humorista Tiririca, que só pode estar fazendo mais uma de suas tradicionais piadas ao tentar concorrer, existem muitos outros. Da mesma categoria, Batoré do programa “A Praça é nossa”, do SBT é outro candidato. Até as mulheres frutas buscam seu espaço. Com a finalidade de ridicularizar a política, surgem estes falsos políticos, ao passo que muita gente séria, fica de fora.

Ainda que existam candidatos que visem tão somente a sátira e a mantença deste descaso, não perca as esperanças. Votando em pessoas deste tipo ou ainda, votando em branco, você não estará contribuindo em nada para o nosso país. Pense seriamente nisso. E para encerrar: não se deixem cair nesta piada, pois o palhaço desta história pode ser você. Ajude o país a mudar!

Tenham todos uma ótima semana!

Um comentário:

  1. Ia dizer que chegamos ao ridículo...mas parece que estamos muito além.

    Tens razão meu caro, a política caiu em descrédito. Mas talvez possamos mudar, talvez a atitude do povo precise mudar. Talvez o voto não seja o suficiente.

    Dá uma olhada lá no Questionando, deu o acaso de eu resolver falar de política também.

    Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir