Nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, ficou provado que protestar e não se acomodar FUNCIONA!
O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o uso de sátiras e manifestações de humor contra políticos durante as eleições. Por 6 a 3, os ministros aceitaram a ação proposta pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), questionando a proibição de veicular sátiras contra políticos nos três meses que antecedem as eleições.
Gustavo Binenbojm, advogado da Abert, reforçou a tese de que a proibição causa “grave efeito silenciador” sobre as emissoras de rádio e TV.
Ele afirmou que: “A brincadeira pode levar à reflexão, ao aguçamento da consciência crítica, mas não à distorção do fato. O humor não distorce processo eleitoral algum. A sátira e o humor são formas socialmente consagradas de manifestação artística e critica política. Justamente no período eleitoral em que se manifesta mais premente a necessidade de esclarecimento ao eleitor que surja uma restrição legal de manifestação”.
O PDT apoiou a Abert, sendo representado pelo deputado federal Miro Teixeira, defendendo a liberdade de fazer humor em época de campanha eleitoral.
Não tem como que negar que os protestos, o abaixo assinado e as manifestações dos humoristas e cidadãos, impulsional essa decisão.
Como eu disse no meu último texto, precisamos sair do comodismo e começarmos a agir.
Um excelente fim de semana a todos!
“Hasta la victoria siempre”
Nenhum comentário:
Postar um comentário