quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dia 7 de Setembro e o falacioso patriotismo!

Ontem tivemos a comemoração de um dos fatos históricos mais marcantes da história do país. O dia 7 de setembro é marcado pela conquista da autonomia política e em contrapartida, o fim do domínio português. Neste mesmo dia, no ano de 1822, Dom Pedro I, próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou o tão conhecido: “Independência ou morte!”, declarando a Independência do Brasil. Mas esta data com certeza traz alguns pontos a serem observados, no qual não podemos confundir o real significado de patriotismo.

Este já é o segundo ano que eu não tenho mais contato com os desfiles que comemoram esta data. As escolas buscam incentivos para seus alunos a fim de que eles tenham um enorme apreço pelo país. Recordo-me de quando eu estava nas séries iniciais do colégio, onde eu tinha orgulho absoluto de desfilar. Desfilava pintado de verde e amarelo com o sorriso estampado no rosto. Mas sem saber muito bem o que estava acontecendo. No Brasil, isto é Patriotismo. Não ligar para problema algum. Declarar o seu amor pelo país sem se preocupar com outras coisas. 

Entretanto, na medida em que o tempo vai passando, começamos a ter um certo contato com o nosso país e a sua realidade. Ao assistirmos ao noticiário, vimos reiteradamente notícias de corrupção de políticos, brasileiros passando fome, sem emprego, entre outros problemas sociais. Desde então, parece-me que começamos a perder um pouco deste "patriotismo".

Não posso me qualificar como um entendedor de política, mas quando comecei a me interessar pelo assunto e fui criando o hábito de querer estar por dentro de tudo que ocorre em nosso país, fiquei extremamente decepcionado com muita coisa. Então, somente a influência do colégio poderia me convencer. Na verdade, não me convenciam para eu ter de volta o meu patriotismo, mas sim pelos pontos que eram disponibilizados àqueles que fossem desfilar. Confesso a vocês que nos meus últimos anos de colégio, não desfilei por amor a pátria e sim pelos pontos que eram disponibilizados. Imaginem o que seria dos desfiles de 7 de setembro se não fossem disponibilizados estes 10, 20 e até 30 pontos em cada matéria!? Não quero nem pensar nesta hipótese.

É, amigos! A que ponto chegamos? Chegamos ao ponto de sermos comprados para desfilar e demonstrar nosso patriotismo, ou melhor, falacioso patriotismo. Enquanto o orgulho do Brasil continuar sendo Carnaval e Futebol, esta realidade continuará. Teremos muitos exemplos de jovens que, primeiramente, demonstram um enorme amor à Pátria, mas que assim que descobrem todas as falcatruas que existem no governo e todas as desigualdades do país, perderão este carinho todo. E assim seguimos, sem entender nada. Assim seguimos, sem comemorações.

Tenham todos uma ótima quarta-feira!

Um comentário:

  1. Grande João,

    Fiz um enorme comentário mas não consegui postar.
    Deu erro, problema na minha conexão, sei lá.

    Não vou escrever muito agora, mas o texto ficou ótimo, concordo com tudo o que foi escrito. Os brasileiros chegaram ao ridículo de terem que se vender para serem "patriotas" (ainda que por míseros pontos, ou por uma cesta básica no fim do mês, vai saber...)

    Fica o elogio pelo post.

    Um abraço.

    ResponderExcluir