terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Férias, época perfeita para um bom filme!

Olá Camaradas, aqui estou para começar mais um ano, buscando sempre trazer boas informações e boas dicas para os nossos amigos leitores. Hoje vou falar de uma coisa que tem tomado grande parte do meu tempo nas férias e da qual gosto muito, que são filmes.

Separei cinco filmes que me foram indicados e emprestados por uma amiga, escolha feita a dedo, pois simplesmente todos eles entraram nos meus favoritos. Trarei a vocês a sinopse de cada um deles.


- A Clockwork Orange (Laranja Mecânica)

Sinopse: No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

Gênero:
Drama, Ficção Científica , Policial
Direção:
Stanley Kubrick
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Estreia Mundial: 19 de Dezembro de 1971
Duração: 136 minutos
*A atuação de Malcolm McDowell chega a ser surreal.


- The Dreamers (Os Sonhadores)

Sinopse: Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.

Gênero:
Drama
Direção:
Bernardo Bertolucci
Estreia no Brasil: 2003
Duração: 119 minutos
*Filme do Bertolucci não necessita comentários.


- Die Fetten Jahre sind vorbei (The Edukators – Os Edukadores)

Sinopse: Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg) são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule (Julia Jentsch), namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg (Burghart Klaußner) com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertos e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto. "Edukators - Os Edukadores" fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados da questão em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e seqüestro. Tudo isso com um final surpreendente!

Gênero:
Drama, Policial, Romance
Direção:
Hans Weingartner
Estreia no Brasil: 2004
Estreia Mundial: 2004
Duração: 127 minutos
*Um dos filmes que mais me chamou a atenção até hoje, devido à grande ideia ideológica que ele passa. É de se destacar também, a atuação de Daniel Brühl, não por acaso que ele é um dos atores preferidos da Jo (quem me indicou os filmes).


- Good Bye Lenin! (Adeus, Lenin!)

Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Gênero:

Comédia, Drama
Direção:
Wolfgang Becker
País de Origem: Alemanha
Estreia no Brasil: 9 de Fevereiro de 2003
Duração: 121 minutos
*Um filme que alterna momentos de drama e de comédia com muita qualidade.


- Salvador (Salvador)

Sinopse: A história real do militante, assaltante de bancos e anarquista Salvador Puig Antich (Daniel Brühl), integrante do grupo Movimiento Ibérico de Liberación, cuja execução em 1974, a última realizada na Espanha com o método do garrote, instalou uma polêmica que ajudou a decretar o fim da ditadura franquista e o retorno da democracia ao país.

Gênero:

Drama
Direção:
Manuel Huerga
País de Origem: Espanha
Estreia no Brasil: 15 de Setembro de 2006
Duração: 134 minutos
*Mais uma atuação excepcional de Daniel Brühl. O filme é excelente no contexto em que se apresenta, mas como um fã de política, gostaria de ter visto um pouco mais desse lado na história.

Bom, ai estão os cinco filmes, espero que se interessem, pois são filmes que com toda a certeza valem a pena assistir.

Deixo a indicação do blog Laranja Psicodálica nele vocês encontram os filmes a que me referi e muitos outros para baixar, blog de confiança e de qualidade.

É muito bom estar de volta, espero contar mais ainda com a participação de vocês neste ano que começa.


Uma ótima terça-feira!


“Hasta la victoria siempre”

Um comentário:

  1. Camarada,
    das suas dicas eu ainda não assisti nenhum.Mas os dois ultimos com toda certeza só pela sinopse já da um bom debate.O ultimo então, tem tudo haver com nós da esquerda,principalmente com os comunistas e socialistas.

    Vou ve-los

    Abração

    ResponderExcluir