sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Uma guerra civil, que está recém começando


É Camaradas, o Rio de Janeiro se encontra em uma situação muito complicada, a Secretaria de Segurança cometeu o erro de provocar os traficantes e agora não podem mais recuar, mas até quando isso será possível?

Infelizmente, quem mais sofre com tudo isso é a população. Mais incrível é ver que para a mídia e, também, para muitas pessoas, a “única” população que está sendo prejudicada é do “asfalto” como diz a gíria da favela quanto à classe média e alta, dando a entender não existem trabalhadores, famílias e pessoas inocentes no morro.

E nessas horas somos obrigados a ler e ouvir muitos absurdos do tipo “tem que largar uma bomba lá no meio” “tem que chegar atirando para tudo que é lado, se está lá é porque já não é coisa boa” “Tem que voltar a Ditadura Militar, que resolve todos esses problemas”.

Eu fico me perguntando, o que pessoas assim têm na cabeça? Será que eles já pararam para imaginar se eles fossem trabalhadores e morassem com a família, na favela? Será que seria essa a opinião ainda? É aquele velho ditado “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Que tamanho preconceito é esse de querer julgar uma pessoa só por morar na favela? Isso é quase um crime de racismo. Até lembrei-me da palestra do Gabriel O Pensador que teve em Santiago domingo passado, e eu tive o prazer de presenciar, onde ele comentou que apesar de ser rico, ele vivia na favela e os melhores amigos dele, até hoje, são de lá.

Para alguém dizer que tem que voltar a Ditadura Militar, no mínimo deve ser uma pessoa que nunca leu sobre isso, nunca soube o que acontecia na época e acha que foi só uma coisinha de nada. A propósito, abertura dos ARQUIVOS DA DITADURA JÁ!

Espero que essa história termine bem e que não morram mais inocentes. Agora, torçam para que as três maiores facções do Rio não se unam, pois se eles se unirem, e o morro resolver descer, podem colocar o exército brasileiro inteiro lá, que ninguém vai conseguir segurar e ai sim, será uma verdadeira guerra civil.

Tudo isso se resolveria, se não houvesse a desigualdade social, se o povo tivesse uma educação descente e direito a saúde e uma vida digna, como diria Bob Marley “Até que não existam cidadãos de 1º e 2º classe de qualquer nação, até que a cor da pele de um homem seja menos significante do que a cor dos seus olhos. Haverá guerra”. É a mais pura verdade, enquanto não acabarmos com essas diferenças e com o preconceito, viveremos sempre na eminência de uma guerra.



Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia
você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de homens
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo


Tradução da música Imagine – John Lennon


Um ótimo fim de semana à todos e torçamos pela paz no Rio!


“Hasta la victoria siempre”

Um comentário: