segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A falta de cultura musical

Buenas Camaradas, após um bom tempo de recesso, devido a grande correria em que nos encontrávamos, estamos de volta e esperamos contar com vocês e poder lhes oferecer textos ainda melhores.

Para recomeço do blog, gostaria de trazer um assunto que me preocupa bastante, a falta de cultura musical, principalmente se tratando de jovens.

Nada contra quem escuta pagode, sertanejo, funk ou qualquer coisa nesse sentido, até porque eu também escuto, mas isso não pode nos impedir de termos outros gostos, de querermos ouvir música com conteúdo e de qualidade, no sentido cultural.

Esse dias, conversando com uma amiga, chegamos a conclusão de que jamais ouviremos Eric Clapton em uma balada aqui em Santiago, independente de onde formos. Após isso, eu comecei a me questionar, mas e se eu perguntar para os jovens entre 15 e 25 anos, qual porcentagem saberia me dizer quem é Eric Clapton?!

Parando para refletir, eu me dei conta que a grande maioria não teria a mínima ideia de quem ele é, pois a grande parte das pessoas não sabe nem quem é Chico Buarque, desconhece Lenine e Caetano é “Sozinho” e pronto.

E como exigir que os jovens conheçam músicas com conteúdo, se não valorizamos nossos próprios cantores e compositores que fazem letras tão inteligentes e criticas sutis a tudo o que vivemos e ao que já passou.

E de quem é a culpa? Dos pais? Do desinteresse dos jovens no assunto? Da mídia que mal fala neles?

Na minha opinião, tudo contribui um pouco, mas em grande parte é responsabilidade da mídia, que para continuar manipulando facilmente, evita ao máximo trazer ao público coisas que possam servir para aumentar o senso critico, a vontade de aprender e a cultura do povo.

Assim como para os políticos, para a mídia também não serve um povo culto, já que isso gera cobrança pela verdade, por explicações confiáveis e até mesmo uma exigência pela melhora dos programas televisivos.

Então fica a dica, músicas com conteúdo te ajudam a crescer e a pensar, busque isso.


Uma ótima semana a todos, e um grande abraço!


“Hasta la victoria siempre”

Nenhum comentário:

Postar um comentário